Utilizações medicinais e aplicações de cura do Cardo de Leite

Para que serve o cardo de leite

Estudos científicos determinaram que a silimarina, substância ativa do cardo de leite ou planta de cardo de leite, cujo nome científico é Silybum marianum, possui propriedades que ajudariam a controlar os níveis de glicose no sangue.

Essas propriedades hipoglicêmicas se devem ao fato de ajudar a regenerar as células que produzem insulina no pâncreas, recomendando seu uso para pessoas que sofrem de diabetes.

A silimarina possui propriedades hepatoprotetoras, pois ajuda a regeneração de células danificadas no fígado e a proteção de células que estão em boas condições. Por esse motivo, o extrato de silimarina encontrado nas sementes de cardo de leite é muito útil no tratamento de doenças que afetam o fígado, como hepatitecirrose e insuficiência hepática .

Também é aconselhável consumir cardo de leite em situações que precisam aumentar a formação de urina, como excesso de ácido úrico, retenção de líquidos e obesidade . Por esse motivo, também é altamente recomendável consumir extrato de silimarina em pessoas que sofrem de cistite, nefrite ou alguma infecção urinária.

As folhas de cardo de leite são um excelente antioxidante, pois ajudam a eliminar os radicais livres do corpo. Para isso, de preferência, folhas cozidas são consumidas.

Comments

0 comments